A importância da ergonomia no trabalho

A importância da ergonomia no trabalho

Por: DKR3 | 31 de Janeiro

Você já ouviu falar em ergonomia? Ela vai muito além de uma postura correta no ambiente de trabalho! Confira:
 

O QUE É A ERGONOMIA

 A ergonomia é o conjunto de disciplinas que estudam a organização do trabalho, na qual se criam conexões entre o ser humano e o ambiente de trabalho. Esse termo se originou da junção das palavras gregas “ergon” (trabalho) e “nomos” (leis, preceitos).
 

QUAL OBJETIVO DA ERGONOMIA

O principal objetivo da ergonomia é desenvolver e aplicar técnicas de adaptação entre o ambiente de trabalho e o ser humano. O intuito da ergonomia está ligado diretamente ao bem-estar dos profissionais, trazendo conforto, segurança e, consequentemente, aumentando a produtividade dos indivíduos. Além disso, a ergonomia oferece os melhores métodos de prevenção de acidentes para cada tipo de trabalho executado.
 

O QUE A ERGONOMIA OFERECE

Quando mencionamos as condições gerais de trabalho, estamos considerando a iluminação, os níveis de ruídos, a umidade, a temperatura e diversas outras condicionantes presentes no ambiente de trabalho.
 

ESPECIALIDADES NA ERGONOMIA

A ergonomia pode ser dividida basicamente em 3 especialidades:

1 – Ergonomia física: esse é o tipo de ergonomia mais comum e você já deve ter ouvido falar. Ela está relacionada com as características da anatomia humana e fisiológicas, classificadas através das atividades feitas pelo profissional. Os tópicos mais relevantes incluem o estudo da postura no trabalho, manuseio de materiais, movimentos repetitivos e distúrbios ósseos musculares relacionados ao trabalho.

2 – Ergonomia organizacional: consiste em potencializar os sistemas existentes no ambiente de trabalho, incluindo a organização, a estrutura, as políticas e também os processos. Nessa área são exploradas a programação de trabalho, supervisão, cultura organizacional, trabalho em equipe, teorias motivacionais, comunicação e ética.

3 – Ergonomia cognitiva: também conhecida como engenharia psicológica, é considerada a menos popular de todas. A palavra cognitiva vem do processo de aquisição de informações, que envolve o raciocínio, pensamento, memória, percepção, entre outros. Essa área pretende analisar alguns pontos específicos, são eles: a carga mental de trabalho, a vigilância, a tomada de decisões, o desempenho de habilidades, o erro humano e o estresse no trabalho.
 

ERGONOMIA NA ODONTOLOGIA

Para profissionais da odontologia, a ergonomia é indispensável, principalmente, em situações que ocorrem movimentos repetitivos ou procedimentos em que permanecerão várias horas na mesma posição.

Para que dores nas costas, no pescoço, ombros e braços sejam evitadas, é importante manter algumas precauções, como:

 

- Sentar na postura correta;

- Iluminação adequada;

- Espaço de trabalho ideal;

- Posição ideal da cadeira do paciente.

Tudo isso, em nossos projetos, é considerado. Entendemos que não basta um espaço bonito, aconchegante e funcional. A ergonomia está presente em nossos projetos.

 

COMO EU POSSO ADERIR A ERGONOMIA NO MEU TRABALHO?

Se deseja ampliar a sua clínica e garantir um diferencial em arquitetura e engenharia para melhorar as condições de trabalho, entre em contato conosco.

A DKR3 oferece mais conforto aos profissionais e pacientes, além de agregar novas ambientações e modernidade.

Invista no seu bem-estar e de seus pacientes!!
 

Pesquisar
Últimas Notícias
Conheça nossos projetos